terça-feira, 20 de março de 2012

Vida de uma ex Drogada

Me deu vontade de gritar ao mundo, toda a minha experiência com drogas, ao absurdo que essa escolha me levou. Não vou poupar palavras, palavrões, sentimentos, nenhum deles, todos seram ditos sem a menor maquiagem, afinal se não poupei minha vida, não será agora que vou medir palavras.

Tudo que ler é a mais pura verdade, como vivo agora e muitos momentos de meus diários, escrevi tudo esses anos todos. Não vou citar nomes verdadeiros, nem o meu, muito menos os daqueles que comigo dividiram esses 26 de vida no uso ativo de drogas. As informações que eu omitir será apenas para evitar que invadam minha privacidade, minha vida no momento.

 Vai assim do jeito que eu sentir vontade de contar. (Desculpem, se na forma de redigir contém erros seja eles quais forem eu sei que é agradável aos olhos ler algo sem erros, mas como não sou escritora e estou mais atenta aos sentimentos, é bem provável que vá acontecer mas vou tentar me policiar.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Alcoolismo


O alcoolismo, hoje, está disseminado principalmente entre os jovens.
Basta que se veja a quantidade de álcool consumida por indivíduos desta faixa etária também, e principalmente, por adolescentes.
O quadro atual é extremamente preocupante, pois é 'droga de condução', ou seja, leva ao uso combinado de outras drogas, sendo coadjuvante no consumo das mais conhecidas de todos: cocaína, crack, LSD, maconha, heroína, cheirinho da loló, etc. É fato: o álcool está sempre presente quando há o uso de outras drogas.
O governo brasileiro precisa urgentemente controlar as propagandas de bebidas alcoólicas nos veículos de comunicação, na forma de conscientizar a todos - como foi, e é feito com o cigarro, o crack e outras drogas, e por estes, aliadas à juventude, ao esporte, sucesso no trabalho, ao encontro de uma relação afetiva feliz, como se ele fosse um 'catalisador' dos fatos naturais, normais no começo e no decorrer da vida de um indivíduo, sem que haja a necessidade do consumo delas para se alcançar o se almeja.
As sensações bem estar, relaxamento e de autossuficiência - permitindo até aos mais tímidos, a desinibição - são transitórias, sendo mera ilusão, como os efeitos de tantas outras drogas, causadas pelo efeito do 'etanol' substância principal contida nas bebidas alcoólicas, retirando o usuário da realidade e fazendo-o agir fora de sua verdadeira personalidade, e sem saber, desprezando seus conceitos, sua autocrítica e análise, prejudicando-o moral ou fisicamente (é grande o número de acidentes de carros, aeronaves, barcos e lanchas, e brigas, levando à invalidez permanente e à morte) e principalmente, sua autoestima, a primeira a ser afetada no consumo abusivo, exagerado, visto comumente em bares, festas, pagodes, raves, reuniões, etc.
Passada a"bebedeira' vem a ressaca, com direito a indisposição física geral, dores de cabeça, vômitos, sede intensa e o arrependimento daquilo que se fez e que nem se pensava ser capaz.
É comum encontrarmos filhos de relações sexuais regadas pelo uso abusivo do álcool, de uma gravidez indesejada, surgida pela autossuficiência que ele produz na mente, fazendo o indivíduo acreditar que não 'precisa da camisinha', e que não engravidará, pois ainda existe a crença estúpida de que o álcool esteriliza a ambos.
A contração de Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DSTs, também, é comum em indivíduos que bebem descontroladamente, por não se protegerem com o uso da camisinha, sendo um problema de saúde pública, como exemplo: a AIDS, as hepatites B e C (esta é evolução da B e não tem cura, levando a cirrose hepática e ao câncer hepático), o HPV (Papiloma Vírus Humano em português: algumas variantes deste vírus têm relação com o câncer de colo de útero); sem contar outras doenças que não constituem perigo à vida humana, mas que são um transtorno para quem as contrai. Por isto, as mulheres devem fazer de seis em seis meses o exame de 'Colpocitologia' que pode constatar a presença de algumas dessas doenças no aparelho reprodutor feminino, e exames de sangue para ambos os sexos, que possam detectar inicialmente, as doenças acima citadas. E não é preciso ter vida sexual para fazê-los. Saúde é prevenção. E não há prevenção maior, amor a vida, do que o uso incondicional da camisinha, sempre. É a maneira única e eficaz de prevenir-se do indesejável.
São muitos os transtornos e problemas que o álcool combinado ou não com outras drogas pode trazer. Sabidamente, os de ordem social, emocional e psicológica, expressados na conduta do indivíduo dependente, seja na escola, no trabalho, nas amizades e principalmente em família. Alguns ou mais destes transtornos acontece com a maioria daqueles que abusam do álcool. Mas infelizmente, aquele que não seguir a maioria ou seu grupo que pensa estar divertindo-se ao beber abusivamente, é considerado um 'mané', 'bundão', 'careta', ou coisa que o valha, sendo a causa muito comum que leva o indivíduo a beber, ou negligenciar o fato de que precisa de ajuda. Sózinho, não conseguirá.
Se você não consegue parar de beber, e quando bebe torna-se agressivo arranjando confusões, brigas ou fica deprimido, bebe escondido e em demasia, adquiriu hábitos e comportamentos que não são adequados, ou que você não os praticava antes do convívio com as bebidas alcoolicas, procure ajuda. Procure uma das maiores obras sociais criadas no mundo: os Alcoólicos Anônimos, os A.A, com sedes em todo o mundo.
A filosofia deste grupo vem salvando milhares de indivíduos de todas as idades, credos, etnias e camadas sociais de maneira incondicional no mundo todo, da dependência química e de comportamentos compulsivos.
Criado na década de 30 por um médico e um operador da bolsa de valores de Nova York, tem nos seus “12 Passos”, verdadeiro exame de consciência para aquele que deseja se livrar do vício, aplicado há muito, por vários outros grupos de ajuda - anônimos também - baseado nos mesmos conceitos dos A.A, como: dependentes de outras drogas ilícitas e lícitas, fumantes, neuróticos, agressores de mulheres, comedores compulsivos; enfim, servindo como um grande pilar na recuperação da personalidade de qualquer indivíduo em apuros com o álcool, e em qualquer adversidade da vida.
Diz-se nas reuniões dos A.A: “Para um alcoólico, um gole é muito, e um bar é pouco”.

Fonte: 
http://www.alcoolicosanonimos.org.br/36-principios/os-doze-passos.html

terça-feira, 13 de março de 2012

Cigarro

A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos, contém mais de 60 cancerígenos, sendo as principais citadas abaixo:


Nicotina - é a causadora do vício e cancerígena;
Benzopireno - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14;
Agrotóxicos - DDT;
Solvente - benzeno;
Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago);


Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..;
Também fazem parte da relação de substâncias tóxicas do cigarro, as seguintes: 
terebentina, formol, amônia, naftalina, cloreto de vinil, arsênico, cianido de hidrogênio,formol, entre outras.

Efeitos Colterais: Maconha

O consumo da maconha, assim como o de outras drogas, pode causar uma variedade de efeitos colaterais ao usuário, tanto de curto quanto de longo prazo, com instensidade que pode variar de acordo com o grau e tempo de exposição do usuário com a droga.
Quais são os efeitos de curto prazo?
Os efeitos de curto prazo da maconha incluem problemas de memória e aprendizado, percepção distorcida (visões, sons, tempo, toque), problemas com raciocínio e resolução de problemas, aumento de apetite, perda da coordenação motora, paranóia, sonolência, tremores, diminuição da pressão arterial, vermelhidão nos olhos, reflexos lentos, aumento de batimentos cardíacos, e ansiedade. Esses efeitos são ainda maiores quando outras drogas são misturadas com a maconha. O usuário também pode ter sensação de secura na boca e garganta.


Quais são os efeitos de longo prazo?
A fumaça da maconha possui algumas das mesmas substâncias causadoras de câncer que o tabaco, algumas vezes em concentrações maiores. Estudos mostram que alguém que fume cinco baseados por semana possa estar ingerindo o mesmo tanto de químicos carcinógenos que alguém que fume um maço inteiro de cigarros por dia.
O uso prolongado da droga também pode aumentar o risco de infecções pulmonares e problemas respiratórios em geral.




Leia mais: http://explicatudo.com/tag/efeitos-colaterais-da-maconha#ixzz3qENqZMVu

O significado da Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

O significado da Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A origem da Páscoa

As origens do termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Entre as civilizações antigas
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A origem da Páscoa

As origens do termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Entre as civilizações antigas
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

Óxi


Desde a década de 1980, distante dos grandes centros brasileiros, o estado do Acre convive com a destruição produzida pelo óxi, uma mistura de pasta-base de cocaína, querosene e cal virgem mais devastadora do que o temível crack. A droga, vendida no formato de pedra, ao valor médio de 2 reais a unidade, vem se popularizando na região Norte e, agora, espalha sua chaga pelas cidades do Centro-Oeste e Sudeste. "Ela já chegou ao Piauí, à Paraíba, ao Maranhão, a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro", diz Álvaro Mendes, vice-presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos. Uma amostra da penetração da droga em São Paulo pôde ser vista na última quinta-feira, quando a Polícia deteve , na capital, um casal que carregava uma pedra de meio quilo de óxi.
Ao menos duas característias da droga ajudam a explicar por que ela se espalha pelo país. A primeira é seu potencial alucinógeno. Assim como o crack, o óxi pode estimular em um usuário o dobro da euforia provocada pela cocaína. A segunda razão é seu preço. "O crack não é uma droga cara, mas o óxi é ainda mais barato", diz Philip Ribeiro, especialista em dependência química do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). "Quando surge uma droga mais poderosa, mais barata e fácil de produzir, a tendência é que ela se dissemine", diz Ronaldo Laranjeira, psiquiatra da Univesidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Isso ocorre especialmente porque não se criou no Brasil até agora um sistema eficaz de tratamento de dependentes."

terça-feira, 6 de março de 2012

Tipos de Droga: LSD

O LSD, acrônimo de dietilamida ácido lisérgico, produz grandes alterações no cérebro, atuando diretamente sobre o sistema nervoso e provocando fenômenos psíquicos, como alucinações, delírios e ilusões. É uma substância sintética, produzida em laboratório, que adquiriu popularidade na década de 60, quando não era vista como algo prejudicial à saúde.


Pode ser consumida por via oral, injeção ou inalação, e se apresenta em forma de barras, cápsulas, tiras de gelatina e líquida; seus efeitos duram de oito a doze horas.


Os efeitos físicos dessa droga são: dilatação das pupilas, sudorese, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, aumento da temperatura, náuseas, vômitos. Os sintomas psíquicos são alucinações auditivas e visuais, sensibilidade sensorial, confusão, pensamento desordenado, perda do controle emocional, euforia alternada com angústia, dificuldade de concentração.


É importante destacar que os efeitos do LSD dependem do ambiente, da qualidade da droga e da personalidade da pessoa.


O LSD é mais usado por adolescentes e jovens, que querem experimentar visões e sensações novas e coloridas, pois as formas, cheiros, cores e situações se modificam, levando a pessoa a criar ilusões e delírios, como por exemplo, paredes que escorregam, mania de grandeza e perseguição. Pode ocorrer também um “flashback”, fenômeno no qual são sentidos os efeitos da droga após um período de semanas ou meses sem usá-la.


O LSD é conhecido também com outros nomes como doce, ácido, gota, papel e microponto.
Fonte : Brasil Escola

Tipos de Droga : Êxtase

O que é o êxtase?

É um derivado sintético da anfetamina, conhecido como 3,4- metilenodioximetanfetamina (MDMA). Também é conhecido como "ecstasy", "XTC", "Adam" e "droga do amor". Pode ser classificado tanto como um psicoestimulante, semelhante a cocaína e as anfetaminas, como também ser agrupado com os alucinógenos, devido as alucinações e "flashbacks", que causa, quando usado em doses muito altas.

Foi sintetizado na Alemanha, em 1914, como moderador do apetite, mas nunca foi comercializado. Na década de 70, essa droga era usada para fins de tratamento psicoterápico, mas quando o seu uso se tornou abusivo, promovendo lesões nos neurônios, passou a ser uma droga proibida.

Como ele é consumido?
É consumido por via oral, na forma de cápsulas gelatinosas e em comprimidos, que são encontrados em várias cores, desenhos e tamanhos diferentes. Estas preparações são freqüentemente misturadas em sucos de frutas ou em outras bebidas.
Também é utilizado por via intra-nasal, em forma de pó. Alguns preparados feitos na rua podem conter também cafeína, LSD, anfetamina e outras substâncias alucinógenas.
Quem utiliza essa droga?
Jovens e adolescentes fazem uso "recreacional" do êxtase associado ou não a outras drogas e bebidas. Usam para se sentirem mais desinibidos, simpáticos, próximos e íntimos das pessoas. Procuram alegria, euforia e energia. O uso ocorre principalmente nos finais de semana, nos clubes de dança ou festas, onde multidões dançam vigorosamente. As sessões de dança que duram toda noite, são chamadas de "raves". Estas festas com multidões de pessoas, altas temperaturas ambientais e muito barulho, podem propiciar ao usuário do êxtase desmaios e convulsões enquanto dançam, e, em casos mais graves, até a morte.
Quais os efeitos?
Os efeitos aparecem de 20 a 60 min após a ingestão de doses moderadas da droga (75-100mg)e durando 2 a 4 horas.
Em doses baixas pode ocorrer: taquicardia, hipertensão (pressão alta), tremores, trismo ou bruxismo (rigidez na mandíbula), diminuição do apetite, insônia, náusea, cefaléia (dor de cabeça)e sudorese. A maioria dos efeitos desaparecem em 24 horas.
Quais os Problemas?

Em casos de overdose, podem ocorrer arritmias cardíacas, taquicardia, palpitação, hipertensão arterial seguida de hipotensão, hipertemia fulminante (acima de 42°C), coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal aguda, hepatotoxicidade e morte. O tempo estimado entre o uso e a morte varia de 2-60 horas dependendo de cada indivíduo. Alucinações visuais semelhantes ao alucinógeno mescalina podem ocorrer. Aumento da acuidade visual para cores, luminescência de objetos, além de dormência e formigamento nas extremidades também estão presentes.
Os efeitos associadas ao uso do êxtase podem ser:
1) agudos: aqueles que acontecem até 24 horas após a ingestão, incluem por ansiedade, insônia, flashbacks, ataques de pânico e psicose; ou
2) sub-agudos: de 24 horas até um mês após o uso e incluem depressão, tonturas , ansiedade e irritação.
3)Crônicos: após um mês de uso, podem aparecer: distúrbios de pânico, psicose, depressão, flashbacks e distúrbios da memória. O êxtase, a longo prazo causa toxicidade em neurônios serotonérgicos, incluindo danos permanentes no Sistema Nervoso Central, cérebro, e desordens neuropsiquiátricas.
Os efeitos residuais, que podem persistir por até 2 semanas incluem: insônia, fadiga, tontura, dores musculares, depressão, ansiedade, pânico, insônia e flashback.
Causa dependência?
Sim. O êxtase é considerado uma droga, que leva a dependência fisiológica, pois induz tolerância, é usado em doses maiores do que o planejado, é usado mesmo se tendo conhecimento dos efeitos adversos e, produz ressaca após o uso, caracterizada por insônia e cansaço

Qual o tratamento?
Amigos e parentes devem providenciar para que o usuário:
1. Tome bastante líquido para reidratar o corpo.
2. Use goma de mascar para ajudar na articulação da boca, evitar e aliviar o bruxismo.
3. Mantenha a temperatura do corpo resfriada, para isso aconselha-se não dançar, e se for o caso retirar a roupa, e deixá-lo em ambiente com ar condicionado.
O tratamento médico pode necessitar de:
4. Lavagens gástricas para desintoxicar o organismo.
5. Em casos de convulsões, tratamento com anticonvulsivantes ou sedativos.

Entrevista


Usuários de drogas Licitas



Veja a seguir, trechos de uma entrevista sobre a história de uma mulher, nascida no rio de janeiro, que começou usar drogas (álcool e cigarro) com 14 anos de idade , hoje Roberta Conceição Lobato tem 32 anos ,e possui um comércio.








Mundo melhor sem drogas: Você já usou drogas ?

Roberta Lobato:Já usei e continuo usando, infelizmente.

Mundo melhor sem drogas: Quais tipos?

Roberta Lobato:As drogas lícitas, álcool e cigarro.

Mundo melhor sem drogas: Para você o que elas 
proporcionam ?

Roberta Lobato:O álcool da uma "falsa" sensação de felicidade temporária de bem estar .

Mundo melhor sem drogas:O que aconteceu para você começar a usa-las?


Roberta Lobato:
Fui acostumada a ver os adultos usando, quando a gente é criança  crescemos achando que é uma coisa normal , a gente acha que o álcool no início é só uma brincadeirinha pra você ficar mais alegre, o cigarro ainda mais. Na minha época quando eu era adolescente não era proibido, a gente fumava no metrô, no ônibus, em restaurantes , não tinha essas propagandas todas dizendo o quanto faz mal  que por mais que possa ser comercializado, o álcool e o cigarro são substancias que levam a dependência ou quem sabe até a morte.

Mundo melhor sem drogas: Você já conheceu alguém que perdeu a vida por conta desse tipo de droga ?

Roberta Lobato: Já perdi grandes amigos e meu pai de criação.

Mundo melhor sem drogas:Você já tentou se livrar desse vício ?

Roberta Lobato:Eu sou fumante à 18 anos, e estou a quase 2 anos tentando largar, infelizmente até hoje eu bebo e fumo.

Mundo melhor sem drogas:Qual foi o maior trauma que você já passou por conta dessas drogas ?

Roberta Lobato:Perda de pessoas queridas.

Mundo melhor sem drogas:Você já conseguiu superar ?

Roberta Lobato:Agente tem que ir levando,  porque a vida continua.

Mundo melhor sem drogas:Qual o conselho que você daria para esses jovens de hoje sobre as drogas ?



Roberta Lobato:Não conheça nenhuma , porque uma leva a outra, tanto a licita quanto a ilícita.

Bebidas Alcoólicas



      O alcoolismo é uma doença. Consumir grandes doses com frequência pode fazer com que o cérebro mude e se adapte à presença frequente do álcool e isso caracteriza o estado doentio. É diagnosticado quando a pessoa perde o controle, apresenta desejo compulsivo pela bebida e maior tolerância a ela, se sente mal quando não a ingere e esse comportamento passa a trazer prejuízos em sua vida. Qualquer um pode se tornar alcoólatra, mas há um grupo mais vulnerável como os depressivos, aqueles que já possuem uma vulnerabilidade hereditária, pessoas muito tímidas ou quem tem família e vizinhança que incentive o consumo.

OBS : A BEBIDA ALCOÓLICA  CAUSA UMA "FALSA" SENSAÇÃO DE PRAZER QUANDO É INGERIDA.                  

          Algumas doenças causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas


1. Esteatose Hepática (acúmulo de gordura no fígado): Pode acontecer em pessoas que fazem uso constante de bebidas alcóolicas e não são obrigatoriamente alcóolatras. Pode ser diagnosticado em exame de sangue.

2. Hepatite Alcóolica: Esta é uma doença grave, que se caracteriza por fraqueza, febre,perda de peso, nausea, vômitos e dor sobre a área do fígado. O fítgado fica inflamado, causando a morte de multiplas células hepáticas. A doença pode oferecer risco de vida e requer hospitalização. Com tratamento adequado a doença melhora , porém as cicatrizes permanecem para sempre no fígado.

3. Cirrose Hepática: Este é o estágio final de doença pelo álcool ao fígado.
Esta fibrose leva a uma destruição da passagem do sangue pelo fígado, impedindo o fígado de realizar funções vitais como purificação do sangue e depuração dos nutrientes absorvidos pelo intestino. O resultado final é uma falência hepática.
Alguns sinais de insuficiência hepática incluem acúmulo de líquido no abdômen, destruição, confusão mental e sangramento intestinal.

Os Tipos de Drogas:Crack

O crack é preparado a partir da extração de uma substância alcaloide da plantaErythroxylon coca, encontrada na América Central e América do Sul. Chamada benzoilmetilecgonina, esse alcaloide é retirado das folhas da planta, dando origem a uma pasta: o sulfato de cocaína. Chamada, popularmente, de crack, tal droga é fumada em cachimbos.



Garoto fumando Crack

A substância faz com que a dopamina, responsável por provocar sensações de prazer, euforia e excitação, permaneça por mais tempo no organismo. Outra faceta da dopamina é a capacidade de provocar sintomas paranoicos, quando se encontra em altas concentrações.

Superar o vício não é fácil e requer, além de ajuda profissional, muita força de vontade por parte da pessoa, e apoio da família. Há pacientes que ficam internados por muitos meses, mas conseguem se livrar dessa situação.

Maconha

Cânabis ou Maconha como você preferir é uma das drogas mais consumidas pelo mundo todo.
Cerca de 4%(162 milhões de pessoas) usam pelo menos uma vez ao ano e 0,6 (22 milhões) usam diariamente.A posse ou venda de maconha é proibida em vários países , inclusive o Brasil. Muitas pessoas às vezes compram a Maconha para relaxar , se divertir ou para tentar esquecer problemas familiares e financeiros.Mas algumas pessoas pessoas vão além disso e acabam se viciando na Maconha. A Maconha além de fazer o usuário ficar viciado nela , causa sérios problemas físicos.


Efeitos na Saúde


Os efeitos podem ser muitos ruins.Os efeitos são: vermelhidão nos olhos , boca seca , sensação de calor e frio , aumento nos batimentos cardíacos e relaxamento nos músculos.








Uso medicinal
Cannabis é indicada para tratar e prevenir náuseas e vômitos, para tratamento de glaucoma, espasmos, além de ser usado como relaxante muscular bem como um analgésico geral. Estudos individuais também foram realizados indicando a maconha para tratamento da esclerose múltipla. Extratos de cânabis também foram criados e vendidos como medicamentos prescritos nos Estados Unidos, principalmente para o tratamento da dor e náusea.

Atletas pegos no Anti-Doping

Quase sempre antes de começar uma competição alguns atletas são pegos no Doping.No ano de 2009 cinco atletas brasileiros foram pegos no Doping(Bruno Lins Tenório ; Jorge Célio Sena ; Josiane Tito ; Luciana França e Lucimara Silvestre)

O que é o Doping?

Algumas drogas, como a maconha, não trazem benefícios físicos ao atleta, e alguns esportes, como o xadrez, não têm seu resultado alterado por causa do uso de doping. Então, qual é o parâmetro para saber se o atleta está dopado ou não?
O órgão que determina quais substâncias e métodos são proibidos é a Wada, por intermédio do Código da Agência Mundial antidoping (AMA).
O AMA estabelece que doping é a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo, sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários ou contra o espírito do jogo. Quando duas dessas três condições se fazem presentes, caracteriza-se o doping. Então, no caso da maconha, por exemplo, ela faz mal para o atleta e vai contra o espírito do jogo, portanto, é considerada doping.

Punição

Um atleta flagrado pelo exame antidoping tem o direito de tentar se explicar, mas, se for comprovado o doping, ele é punido conforme a substância utilizada. A penalidade mais comum é a suspensão, que pode variar de três meses a dois anos. Em caso de reincidência, o competidor pode até ser excluído por toda a vida. No caso de esportes coletivos, a pena varia, pois depende da federação internacional responsável. “Nas Olimpíadas, no vôlei, por exemplo, se é detectado um caso de doping, a equipe toda perde o jogo por 3 sets a 0. Já no futebol, não acontece nada com a equipe, e o atleta apenas é suspenso. Mas a tendência, no geral, é de que, se houver mais de dois casos, a equipe toda seja desclassificada”, explica De Rose.