terça-feira, 12 de junho de 2012

Setrac vai reativar conselho municipal de álcool e drogas

Será reativada, em junho, o Conselho Municipal de Álcool e Drogas (COMAD). A reinauguração deverá ser marcada por um show com bandas locais, na Praça Dom Pedro no dia 26 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate às Drogas


Leia mais:http://www.aconteceempetropolis.com.br/2011/05/27/setrac-vai-reativar-conselho-municipal-de-alcool-e-drogas/

Quais são as piores drogas do mundo ?

1º. Heroína













2º. Cocaína:


















3º. Barbitúricos:






















4º. Metadona (Ópio):


















5º. Álcool:















Porque as drogas fazem mal à saúde?

Porque são compostas de substâncias nocivas ao organismo.
Até os REMÉDIOS tem o seu efeito nocivo, só que muito mais controlado.
Devemos ingerir o mínimo de química possível.

USO DAS DROGAS NA HOLANDA.



Na Holanda é tolerado o uso de maconha e haxixe em ambientes determinados pelo governo, que são os chamados “coffeeshops” e clubes de jovens. Não é permitido o uso ou a venda em locais públicos, nas ruas ou em estabelecimentos comerciais. O que se vê lá é o uso destas drogas, consideradas leves, em locais predeterminados, e tão somente. Sequer é possível comprar a droga, ainda que no local adequado, e fazer uso desta em outro local que não o autorizado.
A intenção do governo é manter os jovens distantes do mercado negro e assim de drogas mais pesadas, pois eles rejeitam a “teoria do degrau”, onde a cannabis seria a droga precursora, frente às demais.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Surgimento das drogas.

Onde ocorreu o surgimento das  drogas?
Aparentemente o surgimento das drogas ocorreu na África para curar doenças. Mas o que sabemos mesmo é que as drogas existem desde a época das civilizações.


terça-feira, 29 de maio de 2012

Causas e Consequências das drogas !


Falar em causas e conseqüências das drogas implica em sair dos limites da Medicina. É preciso pensar em Sociedade, Família, Religião, Profissão, Psicologia, Mídia, Polícia e Política. Não existe uma só causa, ou uma só conseqüência.

DROGA é qualquer substância capaz de modificar o funcionamento fisiológico (normal), mental ou comportamental de um indivíduo. Inclui medicamentos (drogas lícitas) e plantas. As drogas capazes de alterar o funcionamento mental ou psíquico são denominadas drogas psicotrópicas ou simplesmente psicotrópicos. Costumamos usar a palavra droga para falar de substâncias que apresentam potencial de abuso e que podem causar dependência.

A história das drogas acompanha a história da humanidade. Temos relatos muito antigos do uso de chás e álcool em rituais religiosos ou em comemorações. A alteração da consciência é algo que desperta a curiosidade do homem e o leva a experimentar substâncias psicoativas.

A dependência de drogas (lícitas e ilícitas) é conseqüência de uma interação entre os genes, a seqüência temporal dos ambientes externos aos quais estamos sujeitos durante a vida e eventos aleatórios de interações moleculares que ocorrem dentro das células individuais. São essas as interações que devem ser incorporadas em uma explicação adequada acerca da formação da dependência. Uma grande parte das pessoas se envolverá em uso ocasional, porém outra parte se tornará dependente, possivelmente devido a uma memória que a droga cria no cérebro, nos sistemas de gratificação cerebrais. Memória esta que é despertada principalmente em diversas situações emocionais e ambientais. Nessas situações, através de mecanismos desconhecidos, o indivíduo sente necessidade da droga. A incidência de alcoolismo em filhos de pais dependentes de álcool é de três a quatro vezes maior do que entre os filhos de não dependentes. Estudos em gêmeos também tendem a confirmar esta predisposição. Existem vários modelos propostos para explicar este fenômeno, mas nenhum comprovado definitivamente.

O Brasil apresenta taxa crescente de consumo de drogas ilícitas. Tais taxas já estão estáveis na Europa e Estados Unidos. A ONU estima que o número de usuários de drogas aumente em 10% por ano no Brasil. Isso mostra uma falência de nossa política de combate às drogas. O Dr. Ronaldo Laranjeira tem uma teoria para explicar esses dados. Aqui, há dez anos, o Ministério da Saúde adota a política de redução de danos. Se vai usar, que use de uma forma menos lesiva. É preferível usar maconha que crack. Mas não existe droga segura. A própria maconha - considerada tão inocente - aumenta o risco de transtornos mentais graves como a esquizofrenia. Pelo menos 12% dos casos de esquizofrenia na Inglaterra foram desencadeados pelo uso de maconha. Há piora do desempenho escolar, aumenta as chances de transtornos mentais - especialmente a esquizofrenia - e diminui o pique para fazer as coisas (síndrome amotivacional). O uso da maconha também causa ansiedade e depressão. E o Ministério da Saúde não divulga isso.
Quando falamos em prevenção primária devemos ter em mente que a primeira droga a ser experimentada é o álcool, depois o cigarro e em terceiro lugar a maconha. A maconha é a droga ilícita que funciona como porta de entrada para outras drogas. 

Drogas Não !

Essa letra de música é um apelo para as pessoas que usam as drogas, tanta coisa nesse mundo pra que usá-las né ?! 


confira: http://letras.terra.com.br/buddy-x/778949/

Famosos usuários de drogas


Kristen Stewart interpreta Bella na saga Crepúsculo, e como uma boa atriz problemática vive falando por ai que defende a liberação da erva. E agora foi flagrada com um cachimbo suspeito em frente da sua casa.









Zac Efron é um dos maiores ídolos teen da atualidade, e o um dos poucos destaques de usuários de drogas licítas. Zac apenas fuma escondido como podemos ver em uma caixinha de Marlboro no carro dele. Ele diz que fuma escondido para não dar mau exemplo para suas fãs. O blogueiro Perez Hilton também falou que ele andava fumando maconha.

terça-feira, 22 de maio de 2012

#10 - Stuart Cable

#10 - O caso mais recente é o de Stuart Cable, ex-baterista do Stereophonics. Ele foi encontrado morto em sua própria casa, no País de Gales, no último dia 7 de junho. Apesar de o resultado dos exames toxicológicos sair só em julho, acredita-se que a morte tenha sido causada por consumo de álcool em excesso

#9 - Paul Gray


#9 - Paul Gray era baixista da banda Slipknot. Ele foi encontrado morto no último dia 24 de maio, em um quarto de hotel em Urbandale, no Iowa. Segundo o legista Gregory Schmunk, o músico morreu de overdose acidental, depois de injetar morfina e um medicamento chamado fentanyl.

#8 - Elis Regina

#8 - A cantora brasileira Elis Regina, a Pimentinha, morreu em janeiro de 1982, por conta de uma overdose de cocaína e álcool.

#7 - Billie Holiday

#7- Billie Holiday foi uma das maiores vozes do jazz mundial de todos os tempos. Nasceu em 1915 e, a partir dos anos 1940, entrou em uma grave crise de depressão. Morreu em 1959, de overdose. Tinha cirrose (doença no fígado causada pelo consumo em excesso de álcool).

#6 - Janis Joplin



#6 - Também aos 27 anos, Janis Joplin morreu de overdose de heroína em outubro de 1970, na Califórnia.

#5 - Jim Morrison


#5 - O cantor, compositor e poeta Jim Morrison, vocalista do The Doors, morreu aos 27 anos, em Paris, em 1971. A hipótese mais aceitável de sua morte é uma overdose de heroína, droga consumida em excesso também por sua namorada, Pamela Courson.

#4 - Jimi Hendrix

#4 - O guitarrista, cantor e compositor Jimi Hendrix morreu aos 27 anos, em Londres, em setembro de 1970. Sabe-se que era usuário de inúmeras drogas lícitas e ilícitas e a morte se deu por conta de uma overdose de remédios para dormir misturados com álccol, o que o teria feito vomitar enquanto dormia e se asfixiar com a substância - composta em sua maioria por vinho tinto

#3 - Marilyn Monroe


#3 - Marilyn Monroe morreu em agosto de 1962. Ela morreu enquanto dormia, vítima de uma overdose de barbitúricos - substâncias usadas como antiepilépticos, sedativos, hipnóticos e anestésicos.

#2 - Heath Ledger


#2 - O ator asutraliano Heath Ledger morreu em janeiro de 2008 por conta de uma overdose acidental de remédios para dormir. Em 2009 recebeu um Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante pelo papel de Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas".

Os 10 famosos mais conhecidos que morreram por overdose #1


#1 - Elvis Presley, o Rei do Rock, morreu em 16 de agosto de 1977. No atestado de óbito do músico consta que ele morreu por overdose de remédios para dormir e outros para aliviar dores. Porém, recentemente, o jornal "Daily Mail" noticiou que Elvis teria morrido por conta de uma grave constipação, que resultou um grande acúmulo fecal em seu intestino, em uma quantidade considerada o dobro da normal.

terça-feira, 15 de maio de 2012

MC Didô é detido com três menores e drogas em casa no Morro do Borel

Jornal o Dia :  http://odia.ig.com.br/

Rio -  Anderson Romualdo Paulino da Silva, conhecido com MC Didô, foi detido na madrugada desta terça-feira, na casa do tio dele no Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio, com três menores de idade - uma delas de 12 anos - todas do município de São Gonçalo, na Região Metropolitana. De acordo com policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, ele havia solicitado a ex-mulher, moradora da Favela do Jacarezinho, um carregamento de R$ 200 em ecstasy. Ele foi liberado nesta manhã na 19ª (Tijuca) e autuado por porte e uso de drogas.
Ainda de acordo com PMs da UPP do Borel, eles faziam um patrulhamento pela região quando ao passarem pela casa onde estavam Didô, o tio dele e um mototaxista ouviram a movimentação e um diálogo do funkeiro por telefone. Segundo o soldado De Souza, no aparelho ele pedia a ex-mulher que enviasse do Jacarezinho o carregamento de ecstasy. Como o motoqueiro que faria o transporte se acidentou, ele teria pedido também por telefone que um taxista buscasse a droga.

Jornal O Globo : O narcotráfico manda notícias



Em comum, os jornalistas tinham a cobertura de temas ligados à guerra das drogas, além de sinais de tortura quando seus corpos foram encontrados. O caso mais recente foi o de René Orta Salgado, jornalista experiente em notícias sobre violência e simpatizante do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que lidera a corrida presidencial, assassinado este final de semana em Morelos.
Ele e dezenas de repórteres não se transformaram em alvos da delinquência por acaso: as ameaças estão diretamente ligadas a uma demonstração de poder do crime organizado contra a intensificação do combate iniciado pelo presidente Felipe Calderón, em 2006. A guerra ao narcotráfico já deixou mais de 50 mil mortos e calou muitos jornalistas que também temem por suas famílias.
Em Nuevo Laredo, cidade do Norte do México e cenário frequente de disputa entre cartéis de drogas, o jornal “El Mañana” publicou no domingo um editorial com uma decisão inédita. Deixará de publicar, por tempo indeterminado, qualquer notícia relativa à violência na cidade e em outras áreas do país. O jornal, que sofreu um atentado com tiros e explosivos na sexta-feira passada, mas sem vítimas, afirma que seus diretores se viram obrigados a tomar essa decisão devido ao atual contexto violento e à falta de condições para o livre exercício do jornalismo no país. Num editorial, o periódico explicou a medida aos leitores.


Leia mais sobre esse assunto em 
http://oglobo.globo.com/mundo/o-narcotrafico-manda-noticias-4899049#ixzz1uwOLAeCQ

terça-feira, 8 de maio de 2012

Rio+20


O rio+20 é uma conferência onde participam milhares de pessoas com apenas um propósito ...determinar como é possível reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.
E as drogas não ficam fora deste conceito. Para termos um mundo melhor precisamos acabar de vez com as dependências , consumir sem ser consumido e entre outros .A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) colocou para contribuição pública ao documento “Saúde na Rio +20: desenvolvimento sustentável, ambiente e saúde”. O objetivo do documento é inserir o tema “saúde” para também mostrar como a saúde é importante e quais as causas das substâncias químicas.
O rio+20 será realizado de 13 à 22 de junho na cidade do RJ . Participe !

terça-feira, 17 de abril de 2012

Sou um adicto ?


(Só você pode responder a esta pergunta).

Isto pode não ser fácil. Durante todo o tempo em que usamos drogas, quantas vezes dissemos “eu consigo controlar”. Mesmo que isto fosse verdade no princípio, não é mais agora. As drogas nos controlavam. Vivíamos para usar e usávamos para viver. Um adicto é simplesmente uma pessoa cuja vida é controlada pelas drogas.
Talvez você admita que tenha problema com drogas, mas não se considere um adicto. Todos nós temos idéias preconcebidas sobre o que é um adicto. Não há nada de vergonhoso em ser um adicto, desde que você comece a agir positivamente. Se você pode se identificar com nossos problemas talvez possa se identificar com a nossa solução. As perguntas que se seguem foram escritas por adictos em recuperação em Narcóticos Anônimos. Se você tem alguma dúvida quanto a ser ou não um adicto, dedique alguns momentos à leitura das perguntas abaixo e responda-as o mais honestamente possível.

Problemas com drogas? Procure os Narcóticos Anônimos

Porquê procurar os Narcóticos Anônimos?

NA é uma Irmandade ou sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente para ajudarmos uns aos outros a nos mantermos limpos. Este é um programa de total abstinência de todas as drogas. Há somente um requisito para ser membro, o desejo de parar de usar. Sugerimos que você mantenha a mente aberta e dê a si mesmo uma oportunidade. Nosso programa é um conjunto de princípios escritos de uma maneira tão simples que podemos segui-los nas nossas vidas diárias.
O mais importante é que eles funcionam. NA não tem subterfúgios. Não somos filiados a nenhuma outra organização, não temos matrícula nem taxas, não há compromissos escritos, nem promessas a fazer a ninguém. Não estamos ligados a nenhum grupo político, religioso ou policial e, em nenhum momento, estamos sob vigilância. Qualquer pessoa pode juntar-se a nós, independente da idade, raça, identidade sexual, crença, religião ou falta de religião.
Não estamos interessados no que ou quanto você usou, quais eram os seus contatos, no que fez no passado, no quanto você tem ou deixa de ter; só nos interessa o que você quer fazer a respeito do seu problema e como podemos ajudar. O recém–chegado é a pessoa mais importante em qualquer reunião, porque só dando podemos manter o que temos. Aprendemos com nossa experiência coletiva que aqueles que continuam voltando regularmente às nossas reuniões mantêm-se limpos.

O que é Narcóticos Anônimos (NA) ?

Narcóticos Anônimos. NA é uma irmandade mundial, sem fins lucrativos, ativa em mais de 130 países e com mais de 55.000 reuniões semanais no mundo. 

O propósito primordial é levar a mensagem ao adicto que ainda sofre.Estão unidos pelo problema comum – a doença da adicção.(A adicção é um problema de saúde com procedências físicas, mentais e emocionais, onde o doente desenvolve um tipo de dependência que pode ser fatal para sua vida. A doença tem aspecto progressivo, ou seja, quando não submetida ao tratamento, é capaz de conduzir o indivíduo a morte. )

Fotos de Narcóticos Anônimos

Abaixo você verá algumas imagens sobre os NA(Narcóticos Anônimos).

       

  

História dos Narcóticos Anônimos

Abaixo você verá um vídeo mostrando a História dos Narcóticos Anônimos :

terça-feira, 10 de abril de 2012

Não Foi Acidente!

No dia 17/09/2011, eu, Rafael Baltresca, perdi de uma só vez, minha mãe e irmã (Miriam A. J. Baltresca, 58 anos e Bruna Baltresca, 28 anos), em um acidente de trânsito. Não foi um acidente qualquer. O atropelador estava alcoolizado, trafegava em velocidade superior a 140 km/h e se recusou a fazer o teste do bafômetro. O assassino já está em casa e nem fiança teve que pagar.
Depois deste acontecimento, cansei de contar os casos de acidentes fatais envolvendo álcool e direção, atingindo outras famílias. Segundo pesquisas, são mais 3.000 mortes por mês em incidentes de transportes. Dessas 3.000, 40% ficam por conta de embriaguez ao volante.
Cansado de ver tantas e tantas mortes, iniciei no dia 15/10/2011 a campanha “Não Foi Acidente” para coletar assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular objetivando alterar a legislação de trânsito brasileira, que hoje é tão branda para os que bebem, dirigem e matam. O projeto cresceu e, em menos de 3 meses de trabalho, juntamos quase 200.000 assinaturas e muita gente do bem.
Somente com a mobilização intensa da população, mudaremos algo, pois, é nítido o descaso das autoridades quando o assunto é embriaguez ao volante.

Fonte:Não foi Acidente!

Acidentes deixam 17 mortos no feriadão de Páscoa


Pelo menos 17 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul durante o feriadão de Páscoa. De acordo com dados do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, 42 pessoas perderam a vida nas estradas gaúchas no ano passado, somando os feriados de Páscoa e Tiradentes. O mês de abril é o que registra o maior número de mortes durante o ano, conforme o comitê. A contagem teve início ao meio-dia de quinta-feira e vai se encerrar ao meio-dia desta segunda.

Segunda-feira

Mato Castelhano, Norte do Estado (1) -
Uma mulher morreu na colisão entre um Fiesta e um Gol na BR 285, na manhã desta segunda-feira. A vítima, identificada como Dalvani Barbon de Moraes, de 27 anos, era passageira do Fiesta.

Domingo

Bom Princípio, Vale do Caí (1)
- Um homem não identificado morreu atropelado na ERS 452, que liga Bom Princípio a Feliz, na Serra Gaúcha. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a vítima foi atingida por um  Corsa e chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Morro Redondo, Sul (1) -
Uma mulher morreu no choque frontal entre uma moto CG 125 e um Uno. O acidente aconteceu na Estrada Afonso Pena, próximo a Pelotas, causando a morte de Helena Vieira Borges, de 56 anos.

Camaquã, Sul (1) -
A colisão entre um Pálio e uma caminhonete Nissan matou a condutora do carro, Ziodet Kenes Mendes, de 58 anos. O acidente aconteceu na manhã de domingo, na BR 116.

Sábado

Mostardas, Litoral Norte (3) -
Acidente com três veículos matou três pessoas na RSC 101 na noite de sábado. O condutor de um Polo tentou uma ultrapassagem e atingiu uma caminhonete Hilux que seguia no sentido contrário. O carro  ficou desgovernado e bateu de frente contra um Gol que trafegava atrás da caminhonete, com sete ocupantes. Dois deles - o motorista João Antônio Pedroso Conceição, de 32 anos, e uma criança Monique Bitencourt Conceição – morreram. Também faleceu o condutor do Polo, Ernesto Pires da Rosa, de 67 anos.

Casca, Norte (1) - O caroneiro de um Monza morreu com o choque do veículo na proteção lateral da ponte sobre o rio Carreiro. O choque ocorreu na noite de sábado na ERS 324. A vítima foi Roberto Carlos de Matos, de 31 anos. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o condutor, de 27 anos, estava embriagado.

Tiradentes do Sul, Noroeste (1) - Um homem morreu em acidente na BR 468 na noite de sábado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Roberto da Silva Oliveira perdeu o controle da Brasília que conduzia e saiu da pista.

Farroupilha, Serra (1) - Uma adolescente de 16 anos morreu atropelada na manhã de sábado. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Francine Gabriela de Jesus foi atingida por um veículo na Rota do Sol.

Sexta-feira

Osório, Litoral Norte (1) -
O condutor de uma motocicleta Honda que trafegava na ERS 030 na noite de sexta-feira, perdeu o controle do veículo e saiu da pista. O acidente ocorreu próximo ao trevo de acesso à freeway. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Luciano Pereira, de 41 anos, chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Osório mas morreu em decorrência dos ferimentos por volta das 22h.

Quinta-feira

Paraíso do Sul, Centro (1) –
Um idoso de 78 anos morreu atropelado na RSC 287. De acordo com o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM) de Novo Cabrais, Valdemiro Ferreira Prestes foi atingido por um veículo Kangoo na altura do km 181.

Lajeado, Vale do Taquari (1) – Um homem morreu atropelado na noite de quinta-feira na BR 386. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima trafegava em uma bicicleta, na altura do km 344 , quando foi atingida por um carro.

Porto Alegre, região Metropolitana (1) – Um homem morreu ao bater a cabeça contra a porta de um ônibus. De acordo com a Brigada Militar, a suspeita é de que a vítima tenha se desequilibrado em função do estado de embriaguez. O acidente ocorreu na rua Bom Jesus, na zona Leste.

Estrela, Vale do Taquari (1) – Uma idosa morreu atropelada na BR 386. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Peugeot 207 conduzido por uma jovem de 21 anos atingiu Eroci Dornelles da Silva, de 65 anos.

Uruguaiana, Fronteira Oeste (2) –
Um acidente por volta do meio-dia deixou dois mortos na BR 290. Os corpos foram encontrados carbonizados dentro de uma Parati com placas de Canoas. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu da pista no km 673, colidiu contra um tronco de árvore e pegou fogo. As vítimas foram identificadas como José Vilmar Friedrich, de 63 anos, e Marli Marlene Ellwanger Friedrich, de 55 anos.


Pelo menos 17 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul durante o feriadão de Páscoa. De acordo com dados do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, 42 pessoas perderam a vida nas estradas gaúchas no ano passado, somando os feriados de Páscoa e Tiradentes. O mês de abril é o que registra o maior número de mortes durante o ano, conforme o comitê. A contagem teve início ao meio-dia de quinta-feira e vai se encerrar ao meio-dia desta segunda.

Segunda-feira

Mato Castelhano, Norte do Estado (1) -
Uma mulher morreu na colisão entre um Fiesta e um Gol na BR 285, na manhã desta segunda-feira. A vítima, identificada como Dalvani Barbon de Moraes, de 27 anos, era passageira do Fiesta.

Domingo

Bom Princípio, Vale do Caí (1)
- Um homem não identificado morreu atropelado na ERS 452, que liga Bom Princípio a Feliz, na Serra Gaúcha. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a vítima foi atingida por um  Corsa e chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Morro Redondo, Sul (1) -
Uma mulher morreu no choque frontal entre uma moto CG 125 e um Uno. O acidente aconteceu na Estrada Afonso Pena, próximo a Pelotas, causando a morte de Helena Vieira Borges, de 56 anos.

Camaquã, Sul (1) -
A colisão entre um Pálio e uma caminhonete Nissan matou a condutora do carro, Ziodet Kenes Mendes, de 58 anos. O acidente aconteceu na manhã de domingo, na BR 116.

Sábado

Mostardas, Litoral Norte (3) -
Acidente com três veículos matou três pessoas na RSC 101 na noite de sábado. O condutor de um Polo tentou uma ultrapassagem e atingiu uma caminhonete Hilux que seguia no sentido contrário. O carro  ficou desgovernado e bateu de frente contra um Gol que trafegava atrás da caminhonete, com sete ocupantes. Dois deles - o motorista João Antônio Pedroso Conceição, de 32 anos, e uma criança Monique Bitencourt Conceição – morreram. Também faleceu o condutor do Polo, Ernesto Pires da Rosa, de 67 anos.

Casca, Norte (1) - O caroneiro de um Monza morreu com o choque do veículo na proteção lateral da ponte sobre o rio Carreiro. O choque ocorreu na noite de sábado na ERS 324. A vítima foi Roberto Carlos de Matos, de 31 anos. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o condutor, de 27 anos, estava embriagado.

Tiradentes do Sul, Noroeste (1) - Um homem morreu em acidente na BR 468 na noite de sábado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Roberto da Silva Oliveira perdeu o controle da Brasília que conduzia e saiu da pista.

Farroupilha, Serra (1) - Uma adolescente de 16 anos morreu atropelada na manhã de sábado. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Francine Gabriela de Jesus foi atingida por um veículo na Rota do Sol.

Sexta-feira

Osório, Litoral Norte (1) -
O condutor de uma motocicleta Honda que trafegava na ERS 030 na noite de sexta-feira, perdeu o controle do veículo e saiu da pista. O acidente ocorreu próximo ao trevo de acesso à freeway. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Luciano Pereira, de 41 anos, chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Osório mas morreu em decorrência dos ferimentos por volta das 22h.

Quinta-feira

Paraíso do Sul, Centro (1) –
Um idoso de 78 anos morreu atropelado na RSC 287. De acordo com o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM) de Novo Cabrais, Valdemiro Ferreira Prestes foi atingido por um veículo Kangoo na altura do km 181.

Lajeado, Vale do Taquari (1) – Um homem morreu atropelado na noite de quinta-feira na BR 386. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima trafegava em uma bicicleta, na altura do km 344 , quando foi atingida por um carro.

Porto Alegre, região Metropolitana (1) – Um homem morreu ao bater a cabeça contra a porta de um ônibus. De acordo com a Brigada Militar, a suspeita é de que a vítima tenha se desequilibrado em função do estado de embriaguez. O acidente ocorreu na rua Bom Jesus, na zona Leste.

Estrela, Vale do Taquari (1) – Uma idosa morreu atropelada na BR 386. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Peugeot 207 conduzido por uma jovem de 21 anos atingiu Eroci Dornelles da Silva, de 65 anos.

Uruguaiana, Fronteira Oeste (2) –
Um acidente por volta do meio-dia deixou dois mortos na BR 290. Os corpos foram encontrados carbonizados dentro de uma Parati com placas de Canoas. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu da pista no km 673, colidiu contra um tronco de árvore e pegou fogo. As vítimas foram identificadas como José Vilmar Friedrich, de 63 anos, e Marli Marlene Ellwanger Friedrich, de 55 anos.


Pelo menos 17 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul durante o feriadão de Páscoa. De acordo com dados do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, 42 pessoas perderam a vida nas estradas gaúchas no ano passado, somando os feriados de Páscoa e Tiradentes. O mês de abril é o que registra o maior número de mortes durante o ano, conforme o comitê. A contagem teve início ao meio-dia de quinta-feira e vai se encerrar ao meio-dia desta segunda.

Segunda-feira

Mato Castelhano, Norte do Estado (1) -
Uma mulher morreu na colisão entre um Fiesta e um Gol na BR 285, na manhã desta segunda-feira. A vítima, identificada como Dalvani Barbon de Moraes, de 27 anos, era passageira do Fiesta.

Domingo

Bom Princípio, Vale do Caí (1)
- Um homem não identificado morreu atropelado na ERS 452, que liga Bom Princípio a Feliz, na Serra Gaúcha. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a vítima foi atingida por um  Corsa e chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Morro Redondo, Sul (1) -
Uma mulher morreu no choque frontal entre uma moto CG 125 e um Uno. O acidente aconteceu na Estrada Afonso Pena, próximo a Pelotas, causando a morte de Helena Vieira Borges, de 56 anos.

Camaquã, Sul (1) -
A colisão entre um Pálio e uma caminhonete Nissan matou a condutora do carro, Ziodet Kenes Mendes, de 58 anos. O acidente aconteceu na manhã de domingo, na BR 116.

Sábado

Mostardas, Litoral Norte (3) -
Acidente com três veículos matou três pessoas na RSC 101 na noite de sábado. O condutor de um Polo tentou uma ultrapassagem e atingiu uma caminhonete Hilux que seguia no sentido contrário. O carro  ficou desgovernado e bateu de frente contra um Gol que trafegava atrás da caminhonete, com sete ocupantes. Dois deles - o motorista João Antônio Pedroso Conceição, de 32 anos, e uma criança Monique Bitencourt Conceição – morreram. Também faleceu o condutor do Polo, Ernesto Pires da Rosa, de 67 anos.

Casca, Norte (1) - O caroneiro de um Monza morreu com o choque do veículo na proteção lateral da ponte sobre o rio Carreiro. O choque ocorreu na noite de sábado na ERS 324. A vítima foi Roberto Carlos de Matos, de 31 anos. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o condutor, de 27 anos, estava embriagado.

Tiradentes do Sul, Noroeste (1) - Um homem morreu em acidente na BR 468 na noite de sábado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Roberto da Silva Oliveira perdeu o controle da Brasília que conduzia e saiu da pista.

Farroupilha, Serra (1) - Uma adolescente de 16 anos morreu atropelada na manhã de sábado. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Francine Gabriela de Jesus foi atingida por um veículo na Rota do Sol.

Sexta-feira

Osório, Litoral Norte (1) -
O condutor de uma motocicleta Honda que trafegava na ERS 030 na noite de sexta-feira, perdeu o controle do veículo e saiu da pista. O acidente ocorreu próximo ao trevo de acesso à freeway. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Luciano Pereira, de 41 anos, chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Osório mas morreu em decorrência dos ferimentos por volta das 22h.

Quinta-feira

Paraíso do Sul, Centro (1) –
Um idoso de 78 anos morreu atropelado na RSC 287. De acordo com o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM) de Novo Cabrais, Valdemiro Ferreira Prestes foi atingido por um veículo Kangoo na altura do km 181.

Lajeado, Vale do Taquari (1) – Um homem morreu atropelado na noite de quinta-feira na BR 386. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima trafegava em uma bicicleta, na altura do km 344 , quando foi atingida por um carro.

Porto Alegre, região Metropolitana (1) – Um homem morreu ao bater a cabeça contra a porta de um ônibus. De acordo com a Brigada Militar, a suspeita é de que a vítima tenha se desequilibrado em função do estado de embriaguez. O acidente ocorreu na rua Bom Jesus, na zona Leste.

Estrela, Vale do Taquari (1) – Uma idosa morreu atropelada na BR 386. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Peugeot 207 conduzido por uma jovem de 21 anos atingiu Eroci Dornelles da Silva, de 65 anos.

Uruguaiana, Fronteira Oeste (2) –
Um acidente por volta do meio-dia deixou dois mortos na BR 290. Os corpos foram encontrados carbonizados dentro de uma Parati com placas de Canoas. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu da pista no km 673, colidiu contra um tronco de árvore e pegou fogo. As vítimas foram identificadas como José Vilmar Friedrich, de 63 anos, e Marli Marlene Ellwanger Friedrich, de 55 anos.


Pelo menos 17 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul durante o feriadão de Páscoa. De acordo com dados do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, 42 pessoas perderam a vida nas estradas gaúchas no ano passado, somando os feriados de Páscoa e Tiradentes. O mês de abril é o que registra o maior número de mortes durante o ano, conforme o comitê. A contagem teve início ao meio-dia de quinta-feira e vai se encerrar ao meio-dia desta segunda.

Segunda-feira

Mato Castelhano, Norte do Estado (1) -
Uma mulher morreu na colisão entre um Fiesta e um Gol na BR 285, na manhã desta segunda-feira. A vítima, identificada como Dalvani Barbon de Moraes, de 27 anos, era passageira do Fiesta.

Domingo

Bom Princípio, Vale do Caí (1)
- Um homem não identificado morreu atropelado na ERS 452, que liga Bom Princípio a Feliz, na Serra Gaúcha. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a vítima foi atingida por um  Corsa e chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Morro Redondo, Sul (1) -
Uma mulher morreu no choque frontal entre uma moto CG 125 e um Uno. O acidente aconteceu na Estrada Afonso Pena, próximo a Pelotas, causando a morte de Helena Vieira Borges, de 56 anos.

Camaquã, Sul (1) -
A colisão entre um Pálio e uma caminhonete Nissan matou a condutora do carro, Ziodet Kenes Mendes, de 58 anos. O acidente aconteceu na manhã de domingo, na BR 116.

Sábado

Mostardas, Litoral Norte (3) -
Acidente com três veículos matou três pessoas na RSC 101 na noite de sábado. O condutor de um Polo tentou uma ultrapassagem e atingiu uma caminhonete Hilux que seguia no sentido contrário. O carro  ficou desgovernado e bateu de frente contra um Gol que trafegava atrás da caminhonete, com sete ocupantes. Dois deles - o motorista João Antônio Pedroso Conceição, de 32 anos, e uma criança Monique Bitencourt Conceição – morreram. Também faleceu o condutor do Polo, Ernesto Pires da Rosa, de 67 anos.

Casca, Norte (1) - O caroneiro de um Monza morreu com o choque do veículo na proteção lateral da ponte sobre o rio Carreiro. O choque ocorreu na noite de sábado na ERS 324. A vítima foi Roberto Carlos de Matos, de 31 anos. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o condutor, de 27 anos, estava embriagado.

Tiradentes do Sul, Noroeste (1) - Um homem morreu em acidente na BR 468 na noite de sábado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Roberto da Silva Oliveira perdeu o controle da Brasília que conduzia e saiu da pista.

Farroupilha, Serra (1) - Uma adolescente de 16 anos morreu atropelada na manhã de sábado. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Francine Gabriela de Jesus foi atingida por um veículo na Rota do Sol.

Sexta-feira

Osório, Litoral Norte (1) -
O condutor de uma motocicleta Honda que trafegava na ERS 030 na noite de sexta-feira, perdeu o controle do veículo e saiu da pista. O acidente ocorreu próximo ao trevo de acesso à freeway. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Luciano Pereira, de 41 anos, chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Osório mas morreu em decorrência dos ferimentos por volta das 22h.

Quinta-feira

Paraíso do Sul, Centro (1) –
Um idoso de 78 anos morreu atropelado na RSC 287. De acordo com o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM) de Novo Cabrais, Valdemiro Ferreira Prestes foi atingido por um veículo Kangoo na altura do km 181.

Lajeado, Vale do Taquari (1) – Um homem morreu atropelado na noite de quinta-feira na BR 386. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima trafegava em uma bicicleta, na altura do km 344 , quando foi atingida por um carro.

Porto Alegre, região Metropolitana (1) – Um homem morreu ao bater a cabeça contra a porta de um ônibus. De acordo com a Brigada Militar, a suspeita é de que a vítima tenha se desequilibrado em função do estado de embriaguez. O acidente ocorreu na rua Bom Jesus, na zona Leste.

Estrela, Vale do Taquari (1) – Uma idosa morreu atropelada na BR 386. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Peugeot 207 conduzido por uma jovem de 21 anos atingiu Eroci Dornelles da Silva, de 65 anos.

Uruguaiana, Fronteira Oeste (2) –
Um acidente por volta do meio-dia deixou dois mortos na BR 290. Os corpos foram encontrados carbonizados dentro de uma Parati com placas de Canoas. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu da pista no km 673, colidiu contra um tronco de árvore e pegou fogo. As vítimas foram identificadas como José Vilmar Friedrich, de 63 anos, e Marli Marlene Ellwanger Friedrich, de 55 anos.

Pelo menos 17 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul durante o feriadão de Páscoa. De acordo com dados do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, 42 pessoas perderam a vida nas estradas gaúchas no ano passado, somando os feriados de Páscoa e Tiradentes. O mês de abril é o que registra o maior número de mortes durante o ano, conforme o comitê. A contagem teve início ao meio-dia de quinta-feira e vai se encerrar ao meio-dia desta segunda.

Segunda-feira

Mato Castelhano, Norte do Estado (1) -
Uma mulher morreu na colisão entre um Fiesta e um Gol na BR 285, na manhã desta segunda-feira. A vítima, identificada como Dalvani Barbon de Moraes, de 27 anos, era passageira do Fiesta.

Domingo

Bom Princípio, Vale do Caí (1)
- Um homem não identificado morreu atropelado na ERS 452, que liga Bom Princípio a Feliz, na Serra Gaúcha. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a vítima foi atingida por um  Corsa e chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Morro Redondo, Sul (1) -
Uma mulher morreu no choque frontal entre uma moto CG 125 e um Uno. O acidente aconteceu na Estrada Afonso Pena, próximo a Pelotas, causando a morte de Helena Vieira Borges, de 56 anos.

Camaquã, Sul (1) -
A colisão entre um Pálio e uma caminhonete Nissan matou a condutora do carro, Ziodet Kenes Mendes, de 58 anos. O acidente aconteceu na manhã de domingo, na BR 116.

Sábado

Mostardas, Litoral Norte (3) -
Acidente com três veículos matou três pessoas na RSC 101 na noite de sábado. O condutor de um Polo tentou uma ultrapassagem e atingiu uma caminhonete Hilux que seguia no sentido contrário. O carro  ficou desgovernado e bateu de frente contra um Gol que trafegava atrás da caminhonete, com sete ocupantes. Dois deles - o motorista João Antônio Pedroso Conceição, de 32 anos, e uma criança Monique Bitencourt Conceição – morreram. Também faleceu o condutor do Polo, Ernesto Pires da Rosa, de 67 anos.

Casca, Norte (1) - O caroneiro de um Monza morreu com o choque do veículo na proteção lateral da ponte sobre o rio Carreiro. O choque ocorreu na noite de sábado na ERS 324. A vítima foi Roberto Carlos de Matos, de 31 anos. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o condutor, de 27 anos, estava embriagado.

Tiradentes do Sul, Noroeste (1) - Um homem morreu em acidente na BR 468 na noite de sábado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Roberto da Silva Oliveira perdeu o controle da Brasília que conduzia e saiu da pista.

Farroupilha, Serra (1) - Uma adolescente de 16 anos morreu atropelada na manhã de sábado. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Francine Gabriela de Jesus foi atingida por um veículo na Rota do Sol.

Sexta-feira

Osório, Litoral Norte (1) -
O condutor de uma motocicleta Honda que trafegava na ERS 030 na noite de sexta-feira, perdeu o controle do veículo e saiu da pista. O acidente ocorreu próximo ao trevo de acesso à freeway. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Luciano Pereira, de 41 anos, chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Osório mas morreu em decorrência dos ferimentos por volta das 22h.

Quinta-feira

Paraíso do Sul, Centro (1) –
Um idoso de 78 anos morreu atropelado na RSC 287. De acordo com o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM) de Novo Cabrais, Valdemiro Ferreira Prestes foi atingido por um veículo Kangoo na altura do km 181.

Lajeado, Vale do Taquari (1) – Um homem morreu atropelado na noite de quinta-feira na BR 386. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima trafegava em uma bicicleta, na altura do km 344 , quando foi atingida por um carro.

Porto Alegre, região Metropolitana (1) – Um homem morreu ao bater a cabeça contra a porta de um ônibus. De acordo com a Brigada Militar, a suspeita é de que a vítima tenha se desequilibrado em função do estado de embriaguez. O acidente ocorreu na rua Bom Jesus, na zona Leste.

Estrela, Vale do Taquari (1) – Uma idosa morreu atropelada na BR 386. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Peugeot 207 conduzido por uma jovem de 21 anos atingiu Eroci Dornelles da Silva, de 65 anos.

Uruguaiana, Fronteira Oeste (2) –
Um acidente por volta do meio-dia deixou dois mortos na BR 290. Os corpos foram encontrados carbonizados dentro de uma Parati com placas de Canoas. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu da pista no km 673, colidiu contra um tronco de árvore e pegou fogo. As vítimas foram identificadas como José Vilmar Friedrich, de 63 anos, e Marli Marlene Ellwanger Friedrich, de 55 anos.
Fonte: Correio do Povo

terça-feira, 3 de abril de 2012

A origem da Páscoa


As origens do termo  
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 
Entre as civilizações antigas  
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

Vício em Chocolate

O Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo) convoca maiores de 18 anos que se consideram viciados em chocolate a participar de um estudo que pretende levantar as causas da compulsão. Serão dez encontros quinzenais no próprio instituto, localizado na região central de São Paulo, às segundas-feiras, das 10h às 11h30. Durante os encontros, os pesquisadores vão incentivar diálogos sobre o tema e oferecer chocolates aos participantes. 


Apesar de o termo “chocólatra” ser usado popularmente por quem apenas gosta de chocolate, comer demais a guloseima pode ser sinal de compulsão ou mesmo um distúrbio alimentar que requer tratamento clínico e psiquiátrico. Isso porque o produto vira uma válvula de escape para pessoas com ansiedade ou depressão, que alteram os níveis de serotonina do cérebro, responsáveis pelas sensações de prazer. 

Feriado

Para muitas pessoas a páscoa  é um feriado comum, onde algumas viajam e outras preferem ficar em casa com a família. Mais um assunto que nos vem preocupando é o fato de jovens saírem no feriado de páscoa para viajar ou até mesmo curtir festas que é totalmente liberado alguns tipos de drogas (não somente drogas lícitas, mas também as ilícitas). Mas o problema não é somente isso, e sim quando eles saem embriagados para dirigir e acabam se acidentando. 

Os símbolos da Páscoa

Símbolos da Páscoa
Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".
Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.
Entre os seus símbolos encontram-se:
O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.
O Coelhinho da Páscoa
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.
A Cruz da Ressurreição
Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.
O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.
O Pão e o Vinho
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.
O Círio
É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

segunda-feira, 2 de abril de 2012

As três principais cracolândias do Brasil.

Uma das três principais cracolândias do Brasil é a do Rio de Janeiro:

A cracolândia se concentra na comunidade de Manguinhos na Zona Norte no entorno das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Não causa transtornos apenas para a empreiteira responsável pela intervenção e moradores. Motoristas que trafegam pela região e até passageiros de trens sofrem as consequências. A SuperVia admite que as composições reduzem a velocidade à metade quando passam no trecho para evitar atropelamento de viciados sob efeito do crack.


Outra também é a de São Luís do Maranhão:

A praga do crack se espalha pela capital maranhense, assim como já abre trincheiras no interior do estado. Além do bairro João Paulo, cuja lateral da feira foi batizada como "cracolândia", há cerca de dois anos, outros pontos já começam a se destacar no consumo da droga, subproduto da cocaína, que misturada a outros produtos químicos se transforma em um dos mais potentes males químicos dos grandes centros urbanos mundiais.


A maior delas é a de São Paulo , onde se concentra o maior números de usuários em todo o Brasil:

Os usuários de crack expulsos da Cracolândia continuam vagando pelo Centro da cidade e consumindo a droga à luz do dia. Muitas vezes os usuários se aglomeram e a polícia chega e os dispersam. Eles dão a volta no quarteirão, se juntam de novo e começam a usar droga até que sejam expulsos novamente. E assim vai , como se fosse uma brincadeira de pega-pega.