quarta-feira, 14 de março de 2012

Alcoolismo


O alcoolismo, hoje, está disseminado principalmente entre os jovens.
Basta que se veja a quantidade de álcool consumida por indivíduos desta faixa etária também, e principalmente, por adolescentes.
O quadro atual é extremamente preocupante, pois é 'droga de condução', ou seja, leva ao uso combinado de outras drogas, sendo coadjuvante no consumo das mais conhecidas de todos: cocaína, crack, LSD, maconha, heroína, cheirinho da loló, etc. É fato: o álcool está sempre presente quando há o uso de outras drogas.
O governo brasileiro precisa urgentemente controlar as propagandas de bebidas alcoólicas nos veículos de comunicação, na forma de conscientizar a todos - como foi, e é feito com o cigarro, o crack e outras drogas, e por estes, aliadas à juventude, ao esporte, sucesso no trabalho, ao encontro de uma relação afetiva feliz, como se ele fosse um 'catalisador' dos fatos naturais, normais no começo e no decorrer da vida de um indivíduo, sem que haja a necessidade do consumo delas para se alcançar o se almeja.
As sensações bem estar, relaxamento e de autossuficiência - permitindo até aos mais tímidos, a desinibição - são transitórias, sendo mera ilusão, como os efeitos de tantas outras drogas, causadas pelo efeito do 'etanol' substância principal contida nas bebidas alcoólicas, retirando o usuário da realidade e fazendo-o agir fora de sua verdadeira personalidade, e sem saber, desprezando seus conceitos, sua autocrítica e análise, prejudicando-o moral ou fisicamente (é grande o número de acidentes de carros, aeronaves, barcos e lanchas, e brigas, levando à invalidez permanente e à morte) e principalmente, sua autoestima, a primeira a ser afetada no consumo abusivo, exagerado, visto comumente em bares, festas, pagodes, raves, reuniões, etc.
Passada a"bebedeira' vem a ressaca, com direito a indisposição física geral, dores de cabeça, vômitos, sede intensa e o arrependimento daquilo que se fez e que nem se pensava ser capaz.
É comum encontrarmos filhos de relações sexuais regadas pelo uso abusivo do álcool, de uma gravidez indesejada, surgida pela autossuficiência que ele produz na mente, fazendo o indivíduo acreditar que não 'precisa da camisinha', e que não engravidará, pois ainda existe a crença estúpida de que o álcool esteriliza a ambos.
A contração de Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DSTs, também, é comum em indivíduos que bebem descontroladamente, por não se protegerem com o uso da camisinha, sendo um problema de saúde pública, como exemplo: a AIDS, as hepatites B e C (esta é evolução da B e não tem cura, levando a cirrose hepática e ao câncer hepático), o HPV (Papiloma Vírus Humano em português: algumas variantes deste vírus têm relação com o câncer de colo de útero); sem contar outras doenças que não constituem perigo à vida humana, mas que são um transtorno para quem as contrai. Por isto, as mulheres devem fazer de seis em seis meses o exame de 'Colpocitologia' que pode constatar a presença de algumas dessas doenças no aparelho reprodutor feminino, e exames de sangue para ambos os sexos, que possam detectar inicialmente, as doenças acima citadas. E não é preciso ter vida sexual para fazê-los. Saúde é prevenção. E não há prevenção maior, amor a vida, do que o uso incondicional da camisinha, sempre. É a maneira única e eficaz de prevenir-se do indesejável.
São muitos os transtornos e problemas que o álcool combinado ou não com outras drogas pode trazer. Sabidamente, os de ordem social, emocional e psicológica, expressados na conduta do indivíduo dependente, seja na escola, no trabalho, nas amizades e principalmente em família. Alguns ou mais destes transtornos acontece com a maioria daqueles que abusam do álcool. Mas infelizmente, aquele que não seguir a maioria ou seu grupo que pensa estar divertindo-se ao beber abusivamente, é considerado um 'mané', 'bundão', 'careta', ou coisa que o valha, sendo a causa muito comum que leva o indivíduo a beber, ou negligenciar o fato de que precisa de ajuda. Sózinho, não conseguirá.
Se você não consegue parar de beber, e quando bebe torna-se agressivo arranjando confusões, brigas ou fica deprimido, bebe escondido e em demasia, adquiriu hábitos e comportamentos que não são adequados, ou que você não os praticava antes do convívio com as bebidas alcoolicas, procure ajuda. Procure uma das maiores obras sociais criadas no mundo: os Alcoólicos Anônimos, os A.A, com sedes em todo o mundo.
A filosofia deste grupo vem salvando milhares de indivíduos de todas as idades, credos, etnias e camadas sociais de maneira incondicional no mundo todo, da dependência química e de comportamentos compulsivos.
Criado na década de 30 por um médico e um operador da bolsa de valores de Nova York, tem nos seus “12 Passos”, verdadeiro exame de consciência para aquele que deseja se livrar do vício, aplicado há muito, por vários outros grupos de ajuda - anônimos também - baseado nos mesmos conceitos dos A.A, como: dependentes de outras drogas ilícitas e lícitas, fumantes, neuróticos, agressores de mulheres, comedores compulsivos; enfim, servindo como um grande pilar na recuperação da personalidade de qualquer indivíduo em apuros com o álcool, e em qualquer adversidade da vida.
Diz-se nas reuniões dos A.A: “Para um alcoólico, um gole é muito, e um bar é pouco”.

Fonte: 
http://www.alcoolicosanonimos.org.br/36-principios/os-doze-passos.html

Um comentário:

  1. Eu acho que o alcoolismo está dominando a maioria dos nossos jovens e os está levando para o pior caminho da vida. Geralmente , quando um joven quer experimentar bebidas, ele acaba experimentando drogas, como maconha e crack.

    ResponderExcluir