terça-feira, 6 de março de 2012

Atletas pegos no Anti-Doping

Quase sempre antes de começar uma competição alguns atletas são pegos no Doping.No ano de 2009 cinco atletas brasileiros foram pegos no Doping(Bruno Lins Tenório ; Jorge Célio Sena ; Josiane Tito ; Luciana França e Lucimara Silvestre)

O que é o Doping?

Algumas drogas, como a maconha, não trazem benefícios físicos ao atleta, e alguns esportes, como o xadrez, não têm seu resultado alterado por causa do uso de doping. Então, qual é o parâmetro para saber se o atleta está dopado ou não?
O órgão que determina quais substâncias e métodos são proibidos é a Wada, por intermédio do Código da Agência Mundial antidoping (AMA).
O AMA estabelece que doping é a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo, sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários ou contra o espírito do jogo. Quando duas dessas três condições se fazem presentes, caracteriza-se o doping. Então, no caso da maconha, por exemplo, ela faz mal para o atleta e vai contra o espírito do jogo, portanto, é considerada doping.

Punição

Um atleta flagrado pelo exame antidoping tem o direito de tentar se explicar, mas, se for comprovado o doping, ele é punido conforme a substância utilizada. A penalidade mais comum é a suspensão, que pode variar de três meses a dois anos. Em caso de reincidência, o competidor pode até ser excluído por toda a vida. No caso de esportes coletivos, a pena varia, pois depende da federação internacional responsável. “Nas Olimpíadas, no vôlei, por exemplo, se é detectado um caso de doping, a equipe toda perde o jogo por 3 sets a 0. Já no futebol, não acontece nada com a equipe, e o atleta apenas é suspenso. Mas a tendência, no geral, é de que, se houver mais de dois casos, a equipe toda seja desclassificada”, explica De Rose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário